terça-feira, 19 de agosto de 2008

10 Melhores Extensões para o Firefox 3


Quando um programa recebe uma nova versão, é normal que ele ganhe linhas de código, passe a ocupar mais espaço na memória e, como conseqüência, fique mais lento. No caso do Firefox 3, que saiu no dia 17 de junho, isso não aconteceu. Além de receber funções extras, o browser diminuiu o uso de memória e ficou mais rápido. O motor de exibição de páginas Gecko foi atualizado para a nova versão 1.9. Parte do código do Gecko foi reescrita, deixando-o mais eficiente e compatível com os padrões da internet. O INFOLAB verificou que o Firefox 3 perdeu mais de 2 MB no uso da memória em relação à versão anterior. Com dez abas abertas, ele ocupa 103 MB. São 26 MB a menos que o Internet Explorer 7. Entre os navegadores mais conhecidos, ele só perde para o Opera, que ocupa 99 MB com as mesmas dez abas.

Além de ter ficado mais rápido, o browser agora passa com perfeição no teste Acid2 (www.acidtests.org), feito para verificar a adequação do navegador aos padrões da internet. Ele não passa no Acid3, mais rigoroso. Mas, até agora, só algumas versões beta do Opera e do Safari conseguem essa proeza. O Firefox ganhou mudanças leves no visual e recebeu adendos interessantes que não ficam imediatamente visíveis. Para começar, ao teclar uma URL, a lista de sugestões mostra o nome do site e seu ícone. Os favoritos ganharam uma nova interface de gerenciamento e links inteligentes, que podem mostrar os sites mais visitados e os últimos cadastrados. Também é possível adicionar palavras-chave aos favoritos, facilitando buscas posteriores.

O gerenciador de downloads recebeu um atalho para a pasta onde o arquivo foi gravado e melhor suporte ao reinício de transferências interrompidas. Quem gosta de adicionar acessórios ao browser pode, agora, buscá-los diretamente no gerenciador de complementos. No entanto, apesar de a maioria dos complementos da versão anterior funcionar na nova, alguns ainda não são compatíveis, como o verificador de links do antivírus AVG e o utilitário de cache CacheIt!. Um recurso interessante é a verificação de sites com criptografia. Ao entrar numa URL iniciada com HTTPS, é possível conferir a assinatura digital do site, clicando em seu ícone. Um melhoramento bem-vindo é o de permitir a gravação de senhas em sites apenas após o login bem-sucedido. Isso evita o armazenamento da senha incorreta, em caso de erro. Naturalmente, o Firefox 3 não é revolucionário. Não há uma mudança completa no visual nem nos recursos. E nem era preciso: o Firefox já era a melhor opção para navegação na web. Mas as mudanças em gerenciamento de favoritos, downloads e complementos, além do ganho de desempenho, tornam o upgrade obrigatório.


Melhores Extensões Para o Firefox 3


01- ScribeFire: Um editor para blogs poderoso. Permite a importação de posts existentes, a inclusão de imagens do HD ou da web e de vídeos do YouTube, entre outros recursos.

02- DownThemAll: Um gerenciador de downloads completo e versátil. Pode quebrar um arquivo em várias partes e transferi-las simultaneamente. Ainda tem atalhos para baixar todos os arquivos indicados por uma página da web.

03- Greasemonkey: Extensão que permite a criação e o uso de scripts para personalizar o visual dos sites. Na página oficial do produto, há centenas de opções para adicionar links, imagens e outras informações em sites conhecidos.

04- Sage Too: Leitor de RSS completo e integrado à interface do Firefox 3. Permite importar e exportar a lista de canais usados e personaliza a exibição das notícias usando arquivos CSS.

05- ReminderFox: Para quem passa o dia na frente do navegador, esse complemento permite a criação de lembretes e alarmes, com possibilidade de repetição periódica dos avisos e classificação em diversas categorias.

06- Fast Dial: O Fast Dial monta uma página com miniaturas dos sites prediletos para acesso rápido a eles (veja a imagem no início da reportagem). E o usuário ainda pode personalizar a página escolhendo cores e uma imagem de fundo.

07- Better Gmail 2: Adiciona, à interface do Gmail, recursos como níveis hierárquicos para etiquetas, ícones que indicam o tipo de arquivo anexo e peles para mexer no visual. O fabricante tem complementos semelhantes para o Google Reader e o YouTube.

08- WebMynd: Esse complemento grava todas as páginas navegadas, com uma imagem de cada uma delas. É útil para lembrar rapidamente de um site já visto. Pode diminuir um pouco a velocidade de navegação.

09- Read It Later: Perfeito para quem quer guardar artigos e páginas para leitura posterior, mas sem entulhar os favoritos. Esse complemento ainda pode baixar os links guardados para leitura offline, sincronizá-los entre vários PCs e criar um canal de RSS com o que foi marcado.

10- Foxmarks: Mantenha os sites favoritos do Firefox em sincronia, mesmo usando vários computadores. O Foxmarks ainda permite o acesso online aos favoritos, no site oficial do programa.


Fonte: Plantão Info


Nenhum comentário:

Postar um comentário