terça-feira, 16 de junho de 2009

As Melhores Extensões para o Firefox



Uma das muitas características que transformam o Firefox no melhor browser da internet é a opção de adicionar extensões.

Extensão é um programa que se funde ao Firefox para torná-lo mais poderoso. Com isso você pode adicionar novos recursos e adaptar o Firefox ao seu estilo de navegar.

Devido ao pedido de muita gente, eu selecionei as extensões, que de acordo com minha opinião, são as melhores para o Firefox , e resolvi compartilha-lhas com vocês, façam bom proveito.



Extensões para o Firefox



01- Adblock Plus
: Visualizar anúncios em páginas web normalmente não é algo tão incômodo, mas alguns sites exageram na quantidade de propaganda. Outros ainda mostram anúncios com conteúdo adulto ou que acabam tirando a atenção da página visitada. A extensão Adblock, como o nome indica, serve para bloquear algumas dessas propagandas no Firefox. Basta visitar uma página web para que a extensão mostre, em abas ao lado dos anúncios, o conteúdo que pode bloquear. Daí, é só clicar na aba e barrar o anúncio. Há opções para sempre deixar passar propagandas de sites escolhidos.

02-
Add-on Collector: Permite ao usuário selecionar vários plugins, reuni-los em um só pacote, e depois instalar tudo de uma vez. É como se fosse um backup online dos seus add-ons preferidos.

03-
Auto Copy: é uma extensão do Firefox para selecionar qualquer texto e/ou figura da página da internet, automaticamente o conteúdo será copiado para o clipboard (área de transferência). Basta utilizar apenas a tecla[CTRL]+[V] para colar. Muito mais prático e eficiente. E se você tiver um mouse com três botões, basta usar o do meio para colar o conteúdo armazenado no clipboard.

04- ColorfulTabs:
Extensão para deixar as abas do Firefox coloridas.

05- CustomizeGoogle: Com ele é possível personalizar o Google da maneira que quiser! Remover ads, adicionar links para outras páginas de busca, obter o endereço direto da imagem, usar Google Suggest, que "sugere" a palavra a ser procurada e mostra a quantidade de resultados. Tudo isso pode tornar - se realidade através do CustomizeGoogle.

06- CuteMenus - Crystal SVG: Muda o visual dos menus, acrescentando ícones, fica muito bonito e deixa o firefox estiloso.

07- DownThemAll: É um gerenciador de downloads e um dos add-ons do Mozilla Firefox. Acelera a velocidade do download, é pequeno, leve e prático de instalar.

08- Fasterfox: Extensão para o Firefox que acelera significativamente a velocidade da navegação. Ainda vem com um cronômetro para ver o tempo de abertura das páginas.

09- Firetune: Para conseguir mais velocidade no Firefox e deixar ele tunado a dica é baixar o Firetune, ele ajusta o Firefox para ter maior velocidade para abrir novas janelas e navegar mais rápido.

10- Firefox Showcase: É uma extensão para o navegador Firefox para localizar com facilidade e selecionar as janelas abertas nele.
Você pode usar esta extensão de duas maneiras: no modo global (F12) ou no modo local (Shift+F12). No modo global, uma nova janela será aberta com miniaturas de todas as páginas abertas. No modo local, apenas as abas dos navegadores serão exibidos na janela atual.
Clique em cada miniatura para exibi-la automaticamente. Você também pode clicar com o botão direito do mouse para executar operações comuns. O botão do meio (scroll) pode ser usado para zoom na miniatura, ou se você preferir pode definir outras funções para ele.

11- Forecastfox: Essa extensão coloca na interface do Firefox as previsões do tempo. O ForecastFox é bastante personalizável: é possível escolher a local da janela onde as previsões são mostradas, o número de dias previstos e muito mais.

Antes de tudo, procure pelo código de sua cidade através da ferramenta embutida de busca. Depois, você pode começar a configurar outras opções, como número de dias a prever, posicionamento dos ícones de previsão, se você quer a temperatura em Celsius ou Fahrenheit, e a velocidade do vento em milhas ou quilômetros por hora.

O ForecastFox está disponível em dezenove idiomas e, graças ao The Weather Channel, previsões do tempo e condições atuais podem ser consultadas para quase qualquer parte do mundo.

12- FoxyTunes: É uma extensão para o seu Firefox que controla o seu media player ocultamente. Além de tocar as músicas ele ainda pode buscar pelas letras, capas, vídeos entre outras coisas disponíveis. Nesta nova versão do programa ele também possibilita assinar seu e-mail ou um blog post, com a música que estiver tocando no momento.

13- Google Icon: Vejas os favicons — ícones para representar sites, ao lado do endereço — dos sites em suas buscas no Google. Esse tipo de ícone pode auxiliá-lo a encontrar com maior rapidez o site desejado nas buscas, além de deixar a pesquisa mais bonita.

14- Google Toolbar: Todo mundo concorda que o Google é a melhor ferramenta de busca do mundo. Tudo o que você precisa encontra lá. Imagine ter a facilidade da busca do Google no seu navegador e de quebra bloquear aquelas indesejáveis janelas pop-up. Alé disso você pode usar a Google Toolbar para fazer pesquisas no site que você está visitando. Tudo muito prático e sem complicação, como o próprio Google!

15- GooglePreview: Insere imagens de pré-visualização (miniaturas ou thumbnails) de websites, produtos de lojas virtuais como a Amazon e gráficos através das páginas de resultado de mecanismos de busca como o Google e Yahoo.

16- Greasemonkey: É uma extensão que modifica a exibição das páginas de determinados sites, mudando o layout, adicionando ou retirando botões e formulários etc. Ele funciona com base em scripts na linguagem JavaScript, que são instalados pelo usuário.

Existem scripts para todos os gostos, dos mais simples aos mais sofisticados. Entre os scripts em língua portuguesa, os mais populares são os que funcionam com o Orkut.

No greasemonkey.sitesbr você encontra vários Scripts super bacanas para o Orkut, eles podem modificar o visual do site, adicionar funcionabilidades e ferramentas para maior usabilidade e conforto do internauta.

17- IE Tab: Ele permite que usuários vejam páginas usando o modo de visualização do Internet Explorer, dentro do Firefox. Isto é útil para ver páginas que funcionam apenas no Internet Explorer (e.g. Windows Update) sem sair do Firefox. Páginas vistas pela extensão IE Tab vão ser gravadas no histórico, cache e outros, como se fosse visto direto pelo Internet Explorer.

18- Image Zoom: Extensão que acrescenta uma função de zoom para imagens ao Firefox. Depois de instalada a extensão, basta clicar com o botão direito sobre a foto e escolher o nível de zoom desejado.

19- InfoLister: Cria uma lista de suas extensões, temas e plugins, nessa lista ele cria links para a pagina do desenvolvedor da extensão. Muito útil!

20- McAfee SiteAdvisor: Com a extensão McAfee SiteAdvisor é possível saber se determinado site é seguro ou não. Todos os sites que você visita serão sinalizados na barra de tarefas. Previne adware e fraudes on-line. Em site de busca os links são sinalizados.

Os Sites Serão sinalizados em quatro cores:

  • Verde - site considerado seguro.
  • Cinza – site ainda não catálogado, use por sua própria conta e risco.
  • Vermelho – site considerado inseguro.
  • Amarelo – testado pela mcaffee e tido com ok, mas com relatos de usuários confiáveis de possíveis adware, spyware ou outros programas.
21- Orkut Toolbar: A extensão Orkut Toolbar permite o acesso as principais funções do Orkut diretamente do Firefox.

A Orkut Toolbar tem campos para busca de amigos e comunidades. Além disso facilita a edição de mensagens, pois traz botões para formatação (cores, negrito). É só selecionar o texto desejado e aplicar a formatação usando os botões da barra.

Outras funções da Orkut Toolbar:

  • Acesso às seções principais do orkut – suas páginas de amigos, listas, álbuns, depoimentos, configurações, perfil estão sempre a um clique de distância.
  • Criação de textos usando smilies – o painel de sorrisos é um recurso curioso da barra. Escreva um texto e ele será convertido em letras formadas pelos smilies do orkut. Cole em um scrap o código gerado pela barra e veja o resultado.
  • Integração com os favoritos - se você costuma salvar páginas de perfil ou comunidades nos favoritos do Firefox, a Orkut Toolbar tem um botão que extrai todos esses favoritos e exibe de forma classificada.
  • Assinaturas para recados – você pode criar várias assinaturas para colocar nos seus scraps. Quando estiver escrevendo seu recado, clique no botão Assinaturas e selecione qual deve ser inserida.
  • Inserção fácil de smilies – clique no botão da barra e selecione a carinha desejada, sem precisar lembrar dos códigos.
  • Formatação de recados – não é mais necessário saber os códigos de cores ou do negrito e itálico. Apenas selecione o texto e clique no botão da barra, como você faz em um editor de texto.
  • Pesquisa integrada – procure amigos e comunidades a partir da barra. O Firefox já abre a página do orkut com os resultados.
  • Oculte a barra – a barra só é útil quando você estiver navegando no orkut. Você pode escondê-la e exibí-la apenas quando precisar.

Mais informações na comunidade oficial da Orkut Toolbar.

22- Tab Effect: Navegue com estilo! Adicione este incrível efeito de transição em três dimensões às abas do Firefox.

A monotonia de alternar entre abas chegou ao fim! Com o Tab Effect, todas páginas que estão em abas tornam-se faces de poliedro, o qual é rotacionado ao se clicar em outra, criando assim, um efeito em terceira dimensão.

23- Tab Mix Plus: Essa extensão é para facilitar o uso das abas, com ela você pode configurar de modo super simples como você quer que o Firefox trabalhe suas abas! Oque você quer que ele abra em novas, ou atuais, abas?! e etc.

Destaques:

  • Mostra uma barra de progresso enquanto a aba é carregada!;
  • Deixa o titulo da aba em vermelho até que você visite-a;
  • Salva a sessão da ultima vez que você fechou o Firefox;
  • Tem uma lista de abas fechadas, deixando você acessá-las posteriormente.
24- Tab Scope: É uma pequena extensão para o navegador Mozilla Firefox que permite pré-visualizar as abas exibindo o conteúdo dos sites em tempo real. É semelhante à barra de tarefas do Windows Vista, como também do programa Visual Task Tips, porém Tab Scope trabalha com as abas do navegador.

O interessante é que existem opções para voltar ou avançar nas páginas, atualizar, fechar e dar zoom nos websites pelas abas. Além disso, você pode usar a roda do mouse (scroll) para navegar pelas páginas rapidamente. Uma verdadeira utilidade para quem navega muito na internet, principalmente se você adora bisbilhotar o Orkut de várias pessoas ao mesmo tempo.
O melhor de tudo é que, apesar do ícone do mouse não se transformar na mãozinha quando existe um link, você pode navegar pelas páginas através da pequena janela aberta!

25- Twitterfox: É uma extensão que notifica os novos tweets das pessoas que você segue, tweets que mencionam você (replies) e mensagens particulares.

É possível também enviar novos tweets por ele, assim você quase não vai mais precisar acessar o twitter.com.

Depois de instalar e reiniciar o Firefox, clique no ícone da barra de status para adicionar seu nome de usuário e senha.

O TwitterFox mostra ao lado do ícone o número de tweets novos. Clique nele para abrir a janela e visualizá-los.

26- Xmarks: Se você usa o Firefox em mais de um computador, você irá adorar o Foxmarks. Instale o Foxmarks em cada computador e ele irá trabalhar silenciosamente em segundo plano para manter seus favoritos e (opcionalmente) suas senhas sincronizados.

O Foxmarks também irá manter um backup de seus dados protegendo-os de falhas no seu computador. Se você estiver longe do seu computador, o Foxmarks permitirá que você acesse seus favoritos online acessando my.foxmarks.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário